Maior país da América Latina, ocupando quase metade do continente e conhecido por seus inúmeros paraísos naturais, conheça os 10 principais pontos turísticos do Brasil!

Com quase todo seu território pertencente ao Hemisfério Sul, o país é majoritariamente tropical, possuindo vastas extensões de florestas, plantas exóticas e vida selvagem.

Possuindo uma costa atlântica de 7.400 km , o Brasil é lar de praias de areia dourada e um interior rico, repleto de recursos minerais.

Ainda expressando a forte influência portuguesa em sua arquitetura e decoração, a terra do Carnaval e do futebol costuma encantar os turistas, deixando-os boquiabertos com tamanha beleza.

  1. CRISTO REDENTOR E CORCOVADO – RIO DE JANEIRO
    Um dos mais importantes pontos turísticos do Brasil é, com certeza, o Cristo Redentor e o Corcovado, no Rio de Janeiro!

Com os braços estendidos, a colossal estátua do Cristo Redentor contempla o Rio de Janeiro e a baía do Corcovado.

Possuindo uma altura de 38 metros desde sua base e uma largura de 28 metros, de uma ponta a outra, a estátua se encontra a 709 metros acima do nível do mar.

Parte do Parque Nacional da Tijuca, o mais visitado do Brasil, o monumento pode ser acessado através de vans ou, então, pelo trem do Corcovado.

Concluída em 1931, a estátua de 30 metros foi obra do escultor polonês-francês Paul Landowski e do engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa.

Em sua base – que tem cerca de oito metros de altura – é possível ingressar na Capela do Cristo Redentor, um local popular para a realização de casamentos religiosos.

Recebendo 1.9 milhão de visitantes por ano, o Cristo Redentor gera uma receita anual de R$ 1.5 bilhão, movimentando a economia local.

  1. CATARATAS DO IGUAÇU – FOZ DO IGUAÇU
    Um dos principais pontos turísticos do Brasil fica na Tríplice Fronteira, local onde Argentina, Brasil e Paraguai se encontram.

As Cataratas do Iguaçu são o maior conjunto de quedas d’água do mundo, com cerca de 275 saltos, chegando a uma altura de 80 metros.

Com uma vazão média de 1,5 milhão de litros por segundo, é impossível chegar mais perto para contemplar o esplendor das quedas sem se molhar!

Localizadas na cidade de Foz do Iguaçu – PR, dentro do Parque Nacional do Iguaçu, as Cataratas podem ser acessadas através dos ônibus panorâmicos e das passarelas de acesso no interior da reserva.

Hoje, o Parque Nacional do Iguaçu é uma das últimas reservas da Mata Atlântica, abrigando mais de 1.000 espécies de aves e mamíferos, incluindo veados, lontras, jaguatiricas e capivaras.

Considerada uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo, as Cataratas do Iguaçu são um dos mais visitados pontos turísticos do Brasil!

Cataratas do Iguaçu em Foz do Iguaçu – PR

  1. FLORESTA AMAZÔNICA – MANAUS
    Cerca de 20 quilômetros a sudeste de Manaus, é possível encontrar uma outra das 7 Maravilhas Naturais do Mundo, a Floresta Amazônica!

Com 6,7 milhões de km² de extensão, a Floresta Amazônica abrange nove países e abriga a maior biodiversidade do mundo, com mais de:

40 mil espécies de plantas;
1.300 espécies de pássaros;
3 mil espécies de peixes;
430 mamíferos diferentes;
2,5 milhões de espécies de insetos!
Ali perto, as águas escuras do Rio Negro se encontram com as águas claras do Rio Solimões, fluindo lado a lado por cerca de 6 km, antes de se transformarem no Rio Amazonas.

Esse espetáculo, um dos mais belos do país, é chamado de Encontro das Águas.

Para contemplá-lo – ou explorar o coração da Floresta Amazônica – é necessário pegar um barco desde a cidade de Manaus e seguir em direção ao Encontro.

Visitado por milhares de turistas do mundo inteiro, o encontro do Rio Negro e do Rio Solimões é o ponto mais famoso de Manaus e um dos maiores pontos turísticos do Brasil.

  1. ARQUITETURA MODERNA DE BRASÍLIA – BRASÍLIA
    Um dos mais modernos e arquitetônicos pontos turísticos do Brasil é, na verdade, uma cidade inteira!

Projetada no meio do cerrado brasileiro em apenas quatro anos, Brasília foi erguida para substituir o Rio de Janeiro como capital do Brasil, em 1960.

Concretizada a partir de um plano ambicioso dos urbanistas Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, a cidade se tornou referência nas construções de vanguarda.

Sem a junção de bairros residenciais e comerciais, toda a seção governamental é composta por grandes destaques arquitetônicos, sendo as principais atrações turísticas da cidade.

Alguns dos mais marcantes se encontram na Praça dos Três Poderes, na qual é possível vislumbrar:

O Palácio do Planalto: sede do executivo brasileiro;
O Palácio do Supremo Tribunal Federal: a corte máxima do judiciário brasileiro;
O Congresso Nacional do Brasil: sede do legislativo a nível nacional.
Além disso, a cidade ainda abriga o Museu Histórico de Brasília e o Panteão da Liberdade, ambos projetados por Oscar Niemeyer.

Apesar de seu objetivo inicialmente político, Brasília, é hoje, um dos mais modernos pontos turísticos do Brasil!

Planalto do Palácio Nacional – Brasília – DF
Planalto do Palácio

  1. PELOURINHO – SALVADOR
    Um dos atrativos brasileiros mais significativos em importância histórica é, definitivamente, o Pelourinho de Salvador.

A Cidade Alta foi nomeada pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade, em 1985, devido às construções arquitetônicas dos séculos XVII e XVIII.

Chamado de Pelourinho, é neste centro histórico que se encontram as mais belas igrejas e mosteiros de Salvador.

Construídos em uma época na qual o Brasil era a fonte das riquezas de Portugal, o ouro era esbanjado nas construções religiosas da colônia.

A mais bela e opulenta das igrejas da cidade é a de São Francisco, construída no início de 1700 e repleta de entalhes intrincados cobertos do metal precioso.

Destino de milhões de visitantes todo o ano, tanto nacionais quanto internacionais, o Pelourinho é considerado, hoje, um dos mais ricos pontos turísticos do Brasil!

Pelourinho – Salvador-BA

  1. CIDADE DE OURO PRETO – MINAS GERAIS
    Outro ponto turístico brasileiro que também faz parte dos Patrimônios Mundiais da UNESCO é a cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais.

Fundada em 1711, sob o nome de Villa Rica, Ouro Preto já foi capital de Minas Gerais, com uma população de 80 mil habitantes – a maior da América Latina.

Usada como a principal área de exploração durante o Ciclo do Ouro, a cidade possui construções espetaculares, com paredes inteiras banhadas a ouro e diamantes!

Após a mudança da sede estadual de Ouro Preto para Belo Horizonte, a cidade se tornou um centro histórico, com uma arquitetura rica e cativante!

As principais paradas de turistas do mundo inteiro são as igrejas barrocas e cheias de rococós, como a Igreja de São Francisco de Assis, por exemplo.

Além disso, os museus também fazem sucesso na cidade, com o Museu dos Inconfidentes e o Museu dos Contos sendo os mais famosos da região.

Um destino imperdível para qualquer amante de passeios históricos, Ouro Preto é um dos pontos turísticos do Brasil mais cheios de história!

Ouro Preto – MG

  1. PARQUE IBIRAPUERA – SÃO PAULO
    Um dos principais e mais belos pontos turísticos do Brasil está localizado na cidade de São Paulo e também foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

O Parque Ibirapuera é o parque mais frequentado da América Latina, com cerca de 14 milhões de visitantes por ano!

Com um gigantesco espaço verde, o parque, inaugurado em 1954, foi desenhado por Roberto Burle Marx e teve suas instalações projetadas por Oscar Niemeyer.

Entre seus monumentos e jardins estão museus e espaços de performance que incluem o Auditório Ibirapuera de Oscar Niemeyer, uma das melhores casas de shows de São Paulo.

Além disso, um pavilhão japonês com esculturas, roupas e artesanatos tradicionais está situado em um dos jardins de pedra do parque, rodeado de peixes.

Já o Museu da Aeronáutica e do Folclore apresenta milhares de exemplares de artes populares e exposições culturais tradicionais de todo o Brasil.

O piso inferior é dedicado aos equipamentos aeronáuticos, enquanto o superior, o Museu Afro Brasil, apresenta a cultura e a história dos povos africanos e suas contribuições artísticas.

Parada obrigatória para quem está de passagem por São Paulo, o Parque Ibirapuera é, hoje, um dos mais importantes pontos turísticos do Brasil!

  1. MUSEU OSCAR NIEMEYER – CURITIBA
    Com um IDH alto, Curitiba que é a capital do estado do Paraná, é sinônimo de qualidade de vida, possuindo um planejamento urbano de dar inveja e mais de 200 km de ciclovia!

Além de abrigar diversas atrações turísticas importantes para a cidade, como o Jardim Botânico e a Ópera de Arame, a cidade tem um dos museus mais espetaculares do país.

Projetado pelo conhecido arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, o Museu Oscar Niemeyer (MON), também conhecido como Museu do Olho, é um marco histórico de Curitiba.

Inaugurado em 2002, quando o artista estava com 95 anos de idade, a estrutura está equilibrada em um pilar maciço de 18 metros, possuindo uma galeria superior em formato de olho.

Considerado o maior museu de arte da América Latina, o MON possui mais de 35 mil metros quadrados de extensão, com 17 mil metros exclusivos para exposições.

O Museu Oscar Niemeyer realiza cerca de 20 exposições anuais, divididas em 12 salas diferentes e recebendo um público de 360 mil pessoas.

Ideal para quem é apaixonado por arte, arquitetura e história, o MON é um dos mais autênticos pontos turísticos do Brasil.

Museu Oscar Niemeyer (MON) – Curitiba – PR

  1. PORTO DE GALINHAS – PERNAMBUCO
    As águas cristalinas e as grandes extensões de areia são alguns dos motivos pelos quais Porto de Galinhas é considerada a melhor praia do Brasil!

Para um país com mais de 7.000 quilômetros de costa atlântica, esse é um título que, definitivamente, deve ser levado a sério!

A cidade que se estende ao longo da praia é descontraída, colorida e mistura diversão à moda antiga com locais mais modernos e agitados.

Destino adorado por viajantes do mundo inteiro, Porto de Galinhas recebe cerca de 800 mil visitantes por ano!

Além disso, a região possui uma temperatura anual média de 28ºC. Ou seja, é verão o ano inteiro!

Apesar de Porto de Galinhas ser uma das praias mais belas do litoral pernambucano, existem inúmeras outras que são tão espetaculares quanto ela!

As mais importantes praias do Recife são:

A Praia de Boa Viagem;
A Praia de Calhetas;
A Praia dos Carneiros;
A Praia de Maria Farinha;
A Praias de Pina;
A Praia de Muro Alto;
A Praia de Maracaípe.
Se você gosta de curtir uma praia observando paisagens quase paradisíacas, Porto de Galinhas é um dos mais recomendados pontos turísticos do Brasil para você!

Piscinas Naturais de Porto de Galinhas – PE

  1. NATAL LUZ DE GRAMADO – RIO GRANDE DO SUL
    Inaugurado ainda em 1986, o Natal Luz de Gramado se tornou uma das principais atrações brasileiras!

Localizado na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, o espetáculo tem início em meados de outubro e se estende até janeiro.

Reunindo cerca de 1.5 milhão de pessoas anualmente, a cidade se tornou conhecida como a Capital do Natal do Brasil!

Oferecendo ao público uma variedade de shows gratuitos e pagos, como o Tannenbaumfest e o Nativitaten, o Natal Luz é considerado um dos festivais de natal mais longos do mundo.

Além disso, a cidade de Gramado em si já é uma das cidades mais visitadas em nosso país.

Conhecida pelo frio intenso durante os meses de julho e pelos chocolates artesanais, a cidade abriga, hoje, um museu de cera, um parque de neve, um bar de gelo e uma fábrica de chocolate, por exemplo.

Para quem adora sossego, frio e uma boa comida, Gramado – e seu Natal Luz – são o destino ideal em todas as épocas do ano!

Está se preparando para uma viagem? Veja algumas dicas

Viagem Econômica || como viajar gastando pouco
Reserva de hotel: como funciona e como fazer uma sem erros!
Viajando com mala de 10kg? Saiba como otimizá-la na sua viagem à foz!
Hotéis em Foz do Iguaçu | Saiba as melhores regiões para você se hospedar
Roteiro de 3 dias em Foz do Iguaçu: conheça as várias alternativas
VISITE UM DOS MAIORES PONTOS TURÍSTICOS DO BRASIL!
Agora que você conhece os 10 principais pontos turísticos do Brasil, que tal dar um pulo em Foz do Iguaçu e contemplar uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo?

O Hotel Tarobá está te esperando de portas abertas, oferecendo o melhor custo-benefício da cidade, em uma localização central privilegiada!

Com 176 opções de acomodações, o Hotel Tarobá oferece benefícios exclusivos para seus hóspedes, como café da manhã de cortesia, estacionamento gratuito e upgrades sem taxas.

Venha conhecer as Cataratas do Iguaçu e se encante com a esplendorosa cidade de Foz do Iguaçu!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui