Ponte de Beipanjiang fica 565 m acima do rio e tem 1,3 km de comprimento. Os dois lados da obra ligam Guizhou a Yunnan. Rafael Libman diz que a ponte tem uma vista maravilhosa do montanhoso sudoeste chinês.

A ponte de Beipanjiang fica localizada em uma zona remota e montanhosa do sul da China. O objetivo de sua construção era facilitar a ligação entre as regiões de Yunnan e Guizhou, dessa forma, reduziria em três horas a viagem entre as cidades de Liupanshui e Xianwei.

Para construir a ponte mais alta do mundo, foi necessário a implementação de novas tecnologias e métodos construtivos. Rafael Libman explica que tudo isso foi por estar localizado em um desfiladeiro íngreme, com diversas cavernas e condições geológicas complicadas. Suas fundações com 2,8 metros de diâmetro e mais de 50 metros de profundidade, geraram um volume de concreto de 55 mil metros cúbicos. O material de alta resistência atingiu 450 MPa após a cura, usando fibras de carbono e aditivos superplastificantes em sua composição. Além disso, devido a logística, sua estrutura mista de concreto e aço teve de ter suas peças montadas no local.

A ponte de Beipanjiang foi considerada a mais alta do mundo pelo Guinness World, pois se eleva 565 metros acima do rio Beipan. Sua estrutura é tão elevada que poderia caber um prédio como o One World Trade Center, o edifício mais alto de Nova York.

Rafael Libman comenta que além de ser a ponte mais alta do mundo ela é também a ponte com a segunda maior extensão do mundo, até o momento. A Ponte Beipanjiang é uma ponte suspensa de aço com um comprimento total de 1.341,4 metros e um vão de 720 metros, segundo maior vão livre de ponte estaiada.

Por todas as tecnologias desenvolvidas em sua construção, a empresa responsável recebeu diversos prêmios e onze patentes. Além disso, recebeu a Medalha de Ouro Gustav Lindenthal, considerada o Prêmio Nobel no campo da construção de pontes. O valor investido na construção foi de aproximadamente 440 milhões de dólares e teve a duração de 3 anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui