Todo o profissional da aviação deve conhecer as partes do avião, e hoje, o especialista Fernando Siqueira Carvalho nos conta um pouco mais sobre cada uma delas. As partes do avião são divididas em cinco partes, veja:

Fuselagem do avião;
Fernando Siqueira Carvalho explica que a fuselagem do avião é na verdade o esqueleto da aeronave, ou melhor, sua estrutura. Com o passar dos anos, essa estrutura passou de ser constituída por aço e madeira para alumínio e cobre fundidos.
O aço e a madeira costumavam deixar o avião pesado, além dos diversos riscos envolvendo a umidade.
Já a estrutura feita por alumínio e cobre possui muito mais resistência, suportando eletricidade, mudança de pressão e clima, possibilitando também a construção de aviões maiores;

Empenagem;
Fernando Siqueira Carvalho explica que a empenagem se trata da cauda da aeronave, menor que as asas, essa estrutura serve para dar estabilidade da máquina.
A maioria dos aviões possuem caudas fixas e as móveis, sendo uma para a estabilidade e a outra para direcionar o voo.

Trem de pouso;
São as rodinhas, conta Fernando Siqueira Carvalho. Responsáveis pela locomoção e amortecimento. O especialista nos explica que existem cinco tipos, sendo eles: convencional, escamoteável, fixo, triciclo e retrátil.
Fernando Siqueira Carvalho explica que, atualmente o triciclo é o mais utilizado, já que possui um controle e uma estabilidade muito maior, além do desempenho positivo na decolagem.

Grupo moto-propulsor;
Formado pelas hélices e motor. Fernando Siqueira Carvalho conta que essa parte é responsável pelo movimento do solo e do voo. É, em resumo, o motor da aeronave, que varia de acordo com o tamanho do avião.

Asas do Avião;
Fernando Siqueira Carvalho explica que são as asas do avião que sustentam e mantêm a aeronave no ar, existindo também, diferentes posições, formatos e eixos, variando de acordo com o modelo do avião e sua estrutura.

Se você tem interesse em aprender mais sobre aviões, não deixe de pesquisar sobre as outras diversas conversas que tivemos com o especialista Fernando Siqueira Carvalho!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui