São Paulo, cidade com mais de 460 anos que ostenta com orgulho o título de maior metrópole da América do Sul. Rafael Libman comenta que a terra da garoa também é um convite aberto para quem é apaixonado por história. Por isso, separamos alguns dos mais importantes monumentos que contam a história e transformação da capital.

  • Glória Imortal: Situado no Largo Páteo do Colégio, local onde a cidade de São Paulo foi fundada em 1554, o monumento Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo é uma coluna criada pelo escultor italiano Amadeo Zani para celebrar a criação da metrópole. As imagens gravadas no pedestal mostram a primeira missa de São Paulo e a catequização dos índios. Rafael Libman diz que a imponente obra fica na região da Sé, uma das mais movimentadas da cidade, por onde milhares de paulistanos passam diariamente.
  • Monumento às Bandeiras: Conhecido como “empurra-empurra” ou ou “deixa que eu empurro”, o Monumento às Bandeiras retrata  de forma fiel os bandeirantes que partiram de São Paulo para expandir outras regiões do país. Criada por Victor Brecheret, a obra também representa em suas figuras as diversas etnias do estado, como negros, portugueses e indios. Fundada no aniversário da cidade, em 1953, a escultura fica em frente ao Parque Ibirapuera, importante espaço paulistano. 
  • Mãe Preta: A escultura da Mãe Preta, localizada no Largo do Paissandu, homenageia os antigos escravos negros responsáveis ​​pela criação dos filhos dos fazendeiros durante o período colonial do Brasil. A obra foi idealizada por Júlio Guerra e foi inaugurada em 1955. Rafael Libman conta que a obra é saudada pelas pessoas com oferendas em aniversários como o “Dia da Consciência Negra” e o “Dia da Abolição da Escravatura”.
  • Marco Zero de São Paulo: Outro monumento histórico em SP e está localizado na área central da cidade é o Marco Zero, na Praça da Sé, inaugurado em 1934, marcando o centro oficial da cidade de São Paulo. É o ponto de referência das coordenadas geográficas da cidade de São Paulo. A obra tem formato hexagonal com destinos de São Paulo para outras partes do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui