Márcio Alaor de Araújo
Márcio Alaor de Araújo

A ergonomia é uma ciência que estuda as condições do trabalho. O empresário Marcio Alaor de Araújo esclarece que isso significa que ela estuda e desenvolve regras aplicáveis numa empresa, a fim de organizar o trabalho e torná-lo conciliável com as características humanas, sejam elas físicas ou psíquicas. 

Para Marcio Alaor de Araújo, aplicar a ergonomia no trabalho resulta diretamente em melhorias para os funcionários e para a própria empresa. Isso porque, conhecendo as características do ambiente de trabalho e de seus colaboradores, é possível realizar as adaptações necessárias para melhorar a execução das tarefas. 

Dentre os diversos benefícios que resultam da aplicação da ergonomia, um dos resultados imediatos é o aumento da produtividade. Marcio Alaor de Araújo explica que isso ocorre através da adequação no ambiente de trabalho, às vezes, simples modificações já resultam na melhor realização de tarefas por parte dos colaboradores.

Proporcionar um ambiente de trabalho completo e preparado, que atenda às características dos funcionários é uma das ações da ergonomia. Através da melhoria do ambiente, é possível diminuir o número de erros e trabalhos mal feitos, uma vez que a equipe está confortável e concentrada para cumprir com suas obrigações. 

Desse modo, Marcio Alaor de Araújo comenta que a ergonomia não promove somente qualidade e segurança de trabalho, como também, promove uma melhor aceitação do espaço e das tarefas, adaptação ao cotidiano profissional e redução da penosidade. A produtividade, por sua vez, surge junto a essas mudanças.

Por isso, o empresário Marcio Alaor de Araújo reforça que, para garantir o aumento da produtividade através da ergonomia, é fundamental adequar o ambiente de trabalho, bem como instruir os colaboradores e estimular também o exercício físico, esses – atrelados à mudança do ambiente – auxiliarão diretamente nos resultados obtidos das atividades produzidas. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui