Se tornar um apreciador de vinhos leva tempo, isso por conta até mesmo do paladar que vai se desenvolvendo de acordo com cada degustação. Hoje, Marco Antonio Carbonari, proprietário da vinícola Villa Santa Maria trouxe algumas dicas para que você consiga aprender mais sobre o universo dessa bebida tão amada mundialmente.

  1. Conheça as uvas;

Segundo Marco Antonio Carbonari, para apreciar de fato um rótulo, é importante saber como ele foi elaborado, sendo assim, aprenda mais sobre as uvas, seus nomes, sabores e aromas. Tente aprender também sobre o Terroir, pois dessa forma, você consegue desenvolver mais sua percepção sobre a bebida.

  1. Saiba os tipos de vinhos;

Saber quais são os principais tipos de vinhos facilita muito na hora de decidir qual irá consumir. Marco Antonio Carbonari conta que os vinhos que apresentam borbulhas (perlage), são os espumantes e frisantes, enquanto os que não possuem, são chamados de vinhos tranquilos. A bebida que apresenta pequenas borbulhas, porém não perceptíveis ao paladar, por sua vez, são chamados de vinhos com efeito agulha.

Marco Antonio Carbonari conta que a cor é uma característica importantíssima, pois é a partir dela que é possível fazer a harmonização com alimentos.

O açúcar da bebida é residual, surgindo após a fermentação, sendo assim, quanto mais doce a uva que elabora a bebida é, maior o potencial alcoólico do vinho.

Sendo assim, Marco Antonio Carbonari explica que os vinhos podem ser classificados como: secos (menos teor de açúcar), semi-secos, suaves e licorosos (maior presença de açúcar). 

  1. Aprenda a degustar;

Marco Antonio Carbonari revela que existem formas corretas para degustar vinhos. Para conseguir captar todas as características da bebida, é necessário seguir algumas ‘regras’.

Sendo assim, escolha um vinho, utilize uma taça ideal para ele, caso surjam dúvidas de qual escolher, aposte na ISO. Faça, por etapas, as análises sobre a cor, transparência, aroma, corpo da bebida e o sabor.

Quer aprender mais? Faça uma degustação na Vinícola Villa Santa Maria. Marco Antonio Carbonari convida a todos a uma visita!

Localizada no Vale do Baú em São Paulo, a vinícola garante uma experiência inesquecível. Basta agendar a data pelo WhatsApp: (12) 9 9649-2728

Para mais informações, acesse o site: www.villasantamaria.com.br/.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui