O turismo de negócios e de eventos deve crescer somente este ano 26% em todo o mundo. O segmento é marcado por encontros corporativos, congressos profissionais, feiras e exposições, por exemplo. Uma cidade brasileira que tem sentindo os reflexos desse crescimento é Primavera do Leste (localizada a 230 km de Cuiabá).

O setor hoteleiro é um dos que mais observam essa tendência. Durante o mês de março encontrar hotel na cidade com quartos disponíveis foi tarefa difícil “Todos os quartos do nosso hotel durante todo o mês de março foram ocupados. Tivemos que dispensar clientes, infelizmente, devido a lotação” pontua proprietário de hotel, Kleber Lazzario. O efeito é resultado de eventos esportivos e o agronegócio, promovidos na cidade.

O ramo do comércio e o de serviços também saboreiam dessa fatia. Bares, restaurantes, lanchonetes, lojas, supermercados e o ramo de serviços são impactados de maneira positiva com esses eventos e feiras de negócio que fazem o dinheiro girar, desencadeia mercado consumidor crescente e, consequentemente, abertura de mais vagas de trabalho e atividades empreendedoras.

De acordo com estimativas do mercado, Primavera do Leste deve crescer acima dos 10% em 2022. “Estamos construindo leis de tombamento e proteção das belezas de nosso município, sem deixar de ficarmos atentos ao turismo de negócios e de eventos de nossa cidade que tem peso significante na economia do município” diz Thiago Sachuck Coordenador de Turismo e Lazer.

Ademir Goes, vice-prefeito da cidade, acredita que os negócios advindos do Agro ainda movimentarão diversos setores econômicos do município “Eu não tinha dúvidas que a FARM SHOW traria resultados incríveis para a economia do nosso município, mas é interessante ressaltar a importância de se investir no turismo de negócios e apoiar ações que convidem as pessoas a virem para Primavera do Leste e investirem no comércio local” afirma Ademir.

Para o Secretário de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Wanderson Lana, entender as características do município nas mais diversas vertentes do Turismo é fator importante para que sua exploração impacte na economia, na criação de mercado consumidor e no aumento de vagas de emprego e/ou no desejo de empreender. “O Primaverense é apaixonado por sua cidade e muito trabalhador, por isso é exigente com as ações que impactam sua qualidade de vida, dessa forma buscamos apoiar e realizar ações e eventos que contribuam com o desenvolvimento da economia local. Estávamos promovendo um encontro de gestores de Cultura de nosso estado, mas tivemos que cancelar pela falta de vagas nos hotéis, o turismo de negócios e eventos começou 2022 ainda mais forte”.

Uma gestão dinâmica e atenta às mais diversas formas que o Turismo se apresenta é fundamental para situações como a que Primavera do Leste vive. “A cidade e sua industrialização, a força do agronegócio, uma política de esporte e de ações culturais e de lazer vibrantes impactam a economia e na qualidade de vida do cidadão. Estamos preparando nossa cidade não apenas para os anos seguintes, estamos preparando a cidade para os próximos 15 anos”, destaca o prefeito municipal Leonardo Bortolin (MDB).

Vale destacar que Primavera do Leste se organiza para ainda mais ações, sejam elas de iniciativa pública, privada ou de parcerias. Em maio a cidade comemora seus 36 anos de emancipação político-administrativa e a efervescência deve continuar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui