Fortaleza completa 296 anos nesta quarta-feira, 13 de abril. Neste aniversário, o g1 reuniu fotos de dez pontos emblemáticos da capital, mostrando as mudanças físicas nos espaços, que ficam ainda mais evidentes com algumas imagens que trocaram o preto e branco pela variação de cores.

A cidade, conhecida como “terra da luz” e famosa pelas praias, também abriga outros pontos turísticos espalhados por outros bairros, como prédios e ruas do Centro até os estádios de futebol da capital.

Estação João Felipe

O passeio começa em uma estação de trem no Centro de Fortaleza — que até deu apelido a uma praça — e é um dos pontos históricos da cidade. Por conta da importância, a Estação João Felipe foi reformada e, em 2022 (foto abaixo) foi transformada no Complexo Cultural Estação das Artes. As imagens atuais podem trazer nostalgia quando comparada a 1999 (foto acima).

Passeio Público

De nome oficial Praça dos Mártires, o Passeio Público fica a poucos passos da Estação João Felipe (ou Praça da Estação). Entre as imagens antiga e recente, o quase século que passou manteve os bancos e as luminárias com estéticas parecidas.

Rua Floriano Peixoto

Além das lojas e pontos turísticos, o Centro de Fortaleza também é conhecido por várias ruas importantes; entre elas, a Floriano Peixoto. A via, que anteriormente era rota de um bondinho, hoje é caminho de pedestres, carros, motocicletas e bicicletas.

Parque das Crianças

Outro espaço do Centro da cidade recentemente revitalizado é o Parque das Crianças, mais uma das tradicionais paradas pelo coração de Fortaleza. No fim de 2021, o espaço, inclusive, ganhou nova nomenclatura, ampliando o parque para Cidade das Crianças.

Ponte Metálica

No litoral, um dos símbolos da capital cearense é a Ponte Metálica, também chamada de Ponte dos Ingleses, que passou por diversas transformações ao longo dos anos — especialmente as que desgastaram a estrutura. O local, contudo, passar por uma reforma, após grande degradação, como mostra a imagem abaixo, feita em janeiro de 2021. A primeira fase das obras está em execução.

Edifício São Pedro

Ao lado da Ponte Metálica, outra estrutura simbólica da orla fortalezense também necessita de obras de reparo. O Edifício São Pedro, antigo Iracema Plaza Hotel, sofre com problemas estruturais, mas já foi um dos pontos da elite cearense. O prédio ganhou, em 2022, uma promessa de revitalização.

Farol do Mucuripe

Ainda na orla, o Farol do Mucuripe é um dos pontos altos de Fortaleza. A estrutura ganhou uma escadaria e algumas intervenções contemporâneas, como pode ser visto na foto abaixo, mas permanece como símbolo da região.

Arena Castelão

Contudo, Fortaleza também oferece outras estruturas que fogem do Centro e da praia, como o Estádio Governador Plácido Castelo, ou apenas Arena Castelão. Palco de Copa do Mundo de 2014, a estrutura passou por reformas que a tornaram o mais importante estádio do Ceará — e um dos principais do Brasil.

Estádio Presidente Vargas

Outro palco do futebol fortalezense (e estadual) é o Estádio Presidente Vargas, no Bairro Benfica. É inquestionável é a transformação da estrutura entre os mais de 80 anos que separam as fotos. Durante a pandemia de Covid-19, o local passou a abrigar um hospital de campanha. Atualmente, o estádio passa por uma recuperação da estrutura para voltar a ser palco dos eventos esportivos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui